quinta-feira, 10 de março de 2011

A história das coisas - Tudo tem uma origem

Uma das grandes referências do trabalho realizado na Sustentrends é o site www.storyofstuff.org


O projeto "The story of stuff" foi concebido por Annie Leonard, que passou quase duas décadas de investigação, analisando e classificando práticas de produção justa, viajando para 40 países, visitando centenas de fábricas, onde objetos que compramos são manufaturados e lixões, onde objetos que compramos e não queremos mais são despejados. Testemunhando em primeira mão os efeitos terríveis de ambos, Annie é extremamente dedicada a recuperar e transformar os nossos sistemas industriais e econômicos em aliados da sustentabilidade e eqüidade social, ao invés de grandes inimigos.

O trabalho desenvolvido por Annie traz à tona uma questão muito pertinente sobre sustentabilidade: o consumidor responsável deve necessariamente ser um consumidor mais bem informado.

No entanto, a informação necessária para se tomar decisões conscientes, como as apresentadas nos videos do "The Story of Stuff" ainda não estão tão presentes no dia a dia das pessoas.

Este é certamente o maior risco de se criar uma onda pseudo-sustentável, criando-se um espaço enorme para práticas vazias, porém permeadas de apelo comercial junto ao mercado consumidor. As práticas pseudo-sustentáveis são mais conhecidas como Greenwashing, ou lavagem cerebral verde. Isto quer dizer que quando as empresas produtoras ou varejistas praticam o greenwashing elas estão meramente criando a ilusão de que o consumidor está comprando algo virtuoso, destacando uma ou duas características positivas dos produto ou prática e escondendo demais informações que poderiam comprometer o carater realmente sustentável do produto.

É muito simples entender como isso acontece. No livro Ecological Intelligence, Daniel Goleman traz um exemplo simples porém muito ilustrativo:


Certo dia ele comprou uma camiseta que tinha uma etiqueta exibindo orgulhosamente o seguinte escrito: "100% Algodão orgânico - Isto faz um mundo de diferença".
Esta etiqueta dá ao consumidor mal informado a sensação de estar fazendo bem ao mundo, quase como "quanto mais camisetas comprar, melhor o mundo vai ficar'. Investigando mais a fundo essa afirmação, bem no estilo "The Story of Stuff", ele compreendeu que a etiqueta continha, na verdade, um lado certo e errado daquele produto.
O lado correto, é que ao se usar lavoura de algodão orgânico, toneladas de pesticidas são evitados (o algodão sozinho utiliza 10% de todo o pesticida mundial). Por outro lado, são necessários 2700 litros de água para cultivar o algodão necessário para a fabricação de uma única camiseta, mostrando que o simples cultivo de algodão já implica grande impacto ambiental, mas não é só isso.
O lado negativo ou errado, embutido silenciosamente em uma simples camiseta com uma etiqueta que promete fazer toda a diferença para o mundo está em um detalhe: a camiseta adquirida era tingida de azul escuro. O processo de tingimento e tratamento do algodão inclui um pesado processo químico, que envolve substâncias como cloro, formaldeído e cromo, todos tóxicos. Para o processo de tingimento é necessário enxagues consecutivos, necessitando para isso grande volume de água e eventualmente, o lançamento das substâncias tóxicas usadas no tingimento em sistemas públicos de água e esgoto ou diretamente em rios. Além disso, epidemiologistas afirmam que há grande incidências de leucemia entre trabalhadores de fábricas de tingimento.
Na conclusão dele, a compra de uma camiseta de algodão orgânico dá a sensação de ser correta, em termos sustentáveis, somente enquanto outras características intrínsecas do processo produtivo não vem à tona, sendo no final das contas, puramente uma jogada de marketing.

Estas duas referências citadas trazem à tona a importância vital de buscarmos informações, nos certificarmos de sua origem e tomarmos decisões conscientes.

Nós da Sustentrends buscamos isso todos os dias e sabendo a importância de obter informações corretas, criamos este espaço para dividir e agregar isto na vida de todos nós.

Participe. Acompanhe.

O próximo post trará informações sobre Análise de Ciclo de Vida e consumo sustentável.

2 comentários:

  1. Se eles tivessem uma versão 'in portuguese' já ajudaria muito. Facilitaria divulgarmos para MAIS gente!
    De repete alguém que fizesse a versão legendada já seria um 1o passo.
    :)
    < / >.

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  2. André,
    O Story of Stuff tem um link, com muitos outros idiomas. Do lado esquerdo, la embaixo, tem um quadro laranja escrito "more language, visit the international site". Se vc. clicar la, abre uma janela onde uma das opções tem legenda em portugues.
    Já ajuda na divulgação.
    :)

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