sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fórum de Sustentabilidade da Amazônia e suas consequências

No final de março desde ano, o Fórum de Sustentabilidade da Amazônia se encerrou. Os participantes, incluindo políticos, cientistas, indíos e empresarios, assinaram a Carta do Amazonas.




Este documento destaca o papel da Floresta Amazônica para o planeta, tanto sob o ponto de vista ambiental como também pelo valor cultural e traz um alerta sobre ações e atividades predatórias ocorridas na região amazônica, explorando a população e extrativismo local.

No entanto, uma primeira ação, em termos de novos negócios, deveria fazer todos nós nos questionarmos: dois gigantes do comércio varejista, o Grupo Pão de Açucar e WalMart anunciaram parcerias em compra de pescado do Amazonas, incluindo espécies como Pirarucu e Tambaqui, tendo o Pão de açucar anunciado a compra de 4 toneladas de Tambaqui da reserva extrativista de Mamirauá, para comercializar em suas lojas de São Paulo. Segundo Hugo Benthlem, vice-presidente do Pão de Açucar "É um primeiro passo, pois vamos comercializar o peixe principalmente nas lojas de São Paulo. Mas também é um grande passo, porque vamos voltar aqui pra desenvolver junto aos produtores, junto aos frigoríficos, não só o peixe, mas todos os produtos que são produzidos de maneira sustentável".

Então, vem o questionamento: sustentabilidade também deve levar em consideração um item muito importante - a capacidade de consumo e desenvolvimento locais. Sendo explorado por grandes grupos varejistas, teremos a garantia de um real desenvolvimento local, ou isso irá se reverter mais uma vez em exploração predatória e descontrolada, deixando ainda um rastro de CO2 pelo caminho, com a ineficiência logistica para percorrer os quase 4000km que separam a capital Amazônica da Paulista?

Outra questão que pode ser levantada: Os negócios foram intermediados pelo FAS (Fundação Amazonas Sustentável), criada pelo Governo do Amazonas de forma mista, com o Bradesco e Coca-Cola. E a pergunta é : Como a sociedade pode ajudar a garantir que instituições gigantescas, como Coca Cola e Bradesco, que trabalham a longo tempo com foco em gestão de resultados financeiros, zelem por um bem maior, que não tenham a sustentabilidade apenas como fachada ou jogada de marketing?

As respostas para estes questionamentos não existem ainda, e mais do que simplesmente ficar na torcida para que as ações estabelecidas no Fórum não tenham efeito paliativo, devemos acompanhar de perto para garantir que o efeito positivo de todas as ações decididas entre grandes personalidades mundiais seja de fato aplicado.

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