quinta-feira, 16 de junho de 2011

CONAR contra greenwashing

Uma ótima notícia publicada pela Agência Estado: "Publicidade brasileira não deverá mais enaltecer os atributos “verdes” de um produto ou serviço se as empresas não puderem comprovar essas qualidades"

Na semana passada foi definido um conjunto de regras para regulamentar publicidade com apelos sustentáveis e estas regras entrarão em vigor à partir de 1º de Agosto.

Segue abaixo a matéria prublica pela Agência Estado:


"O objetivo é coibir a banalização da propaganda sobre o tema e evitar que o consumidor fique confuso em relação ao que é um produto verde ou sustentável. "Um anúncio que cite a sustentabilidade deve conter apenas informações ambientais passíveis de verificação e comprovação", diz a norma. Segundo Gilberto Leifert, presidente do Conar, não se trata de um boicote a esse tipo de publicidade.

"Não estamos buscando punir essas empresas, mas sim elevar o nível da publicidade sobre sustentabilidade", diz. Leifert ressalta que países como Canadá, França e Inglaterra já limitam a publicidade ambiental, com o objetivo de reduzir o chamado greenwashing - termo que define a propaganda enganosa de atributos verdes de produtos ou serviços.

De acordo com as novas recomendações, as empresas também devem seguir critérios ao anunciar benefícios sociais e ambientais de determinados produtos. "Não serão considerados pertinentes apelos que divulguem como benefício socioambiental o mero cumprimento de disposições legais", segundo os critérios. As empresas que descumprirem as normas ficam sujeitas a punições que variam de advertência à suspensão da campanha publicitária e divulgação pública do descumprimento da regulamentação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo"



Apesar do pouco alarde desta notícia, nós da Sustentrends consideramos uma das melhores atitudes para combater o "Greenwashing". Essas regras, vão estimular as empresas a confiar mais em cientistas do que em marketeiros, quando o assunto for sustentabilidade.

O que significa que este será um grande passo, para os executivos entendeream de maneira mais acertiva, que ser sustentável não se trata de descobrir um artifício de marketing para ressaltar benefícios sustentáveis muitas vezes inexistentes, para vender mais, mas sim de realmente implantar uma estratégia corporativa em sustentabilidade, orientando a empresa e informando seu consumidor com a verdade.

Excelente notícia! Vamos ficar de olho e ajudar a denunciar ao Conar propagandas enganosas!

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