quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Produtos ou embalagens?

Quando você vai ao supermercado, fazer suas compras periódicas, você escolhe seu produto pela embalagem?

Nós adotamos uma escolha diferente, que gostaríamos de compartilhar com você: escolhemos pela falta de embalagem. Ou seja, se há dois produtos similares na gôndola, com preços parecidos, escolhemos sem dúvida nenhuma o que apresenta menos embalagem.

Entre algumas razões que justificam este posicionamento no ponto de venda:
- consumimos produtos e não embalagens;
- mesmo aumentando a capacidade de reciclagem, muitas embalagens (desenvolvidas para preservar o produto ou não) tem um processo de reciclagem oneroso ou impraticável;
- quando levamos uma embalagem para casa, passa a ser nossa responsabilidade dar a destinação correta (vide o Artigo no nosso blog "Um lixo para chamar de seu");
- Embalagens em exagero encarecem os produtos e normalmente pagamos por elas;

No entanto, o consumidor ainda não se deu conta disto, apesar de ser uma atitude muito simples, que não envolve custo para seu bolso e pode ser uma boa prática sustentável no dia a dia.

Além da falta de percepção do consumidor, existe também uma prática estabelecida pela área de marketing de grandes empresas alimentícias, que parecem ignorar completamente qualquer direcionamento para atitudes sustentáveis reais, através de suas embalagens. Isto quando não a usam  para divulgar informações incompletas e duvidosas, que levam à prática de greenwashing.

Um exemplo prático da falta de comprometimento de alguns fabricantes com a causa, pode ser percebido nos Iogurtes Gregos, produto recém lançado no mercado. Na geladeira de uma grande rede de supermercado de São Paulo, nesta semana, identificamos duas marcas: Iogurte Grego Vigor e Iogurte Grego Nestlé, ambos custando R$1,99. O Vigor tem 100g  de iogurte (sem calda adicional) e o Nestlé tem 100g de iogurte e 30g de calda.

O Nestlé oferece a calda e iogurte de forma independente, mas na mesma embalagem plástica com tampa de alumínio. Porém o Vigor apresenta o produto com duas embalagens: um papel cartão laminado, que não tem função nenhuma a não ser invólucro estético e o tradicional pote de plástico com tampa de alumínio. Ressaltamos que mesmo com 30% a mais de produto, o Nestle é o mesmo preço do Vigor.



Fazendo uma relação direta, um consumidor comum deveria concluir que está pagando 30% a mais pelo Vigor em relação ao Nestlé, para levar a embalagem, ou seja, lixo para casa.

Neste caso, ainda vale ressaltar que a reciclagem de papel laminado é considerada inviável para a maioria das empresas que realizam este serviço (de reciclagem de papel). Mesmo com estudos avançando nesta área, como o desenvolvimento de enzimas que podem facilitar o processo de decomposição de papel laminado, ainda assim temos que assumir a responsabilidade de nossas escolhas e saber que em conceitos sustentáveis, reduzir vem antes de reciclar.

Da próxima vez que for fazer suas compras, observe quantas embalagens desnecessárias está adquirindo e mude sua atitude, compre o produto e não o seu invólucro sedutor e brilhante. Faça trocas inteligentes e perceba como isto vai ser positivo em muitos aspectos, inclusive para seu bolso.









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