terça-feira, 11 de junho de 2013

Maior aterro do mundo é visto do espaço.

                                                                      Fonte: http://www.engenhariae.com.br/



Ao fim da vida útil do pneu, o material pode ser reciclado e reutilizado para uma variedade de fins como: pavimentacao de pistas de corrida, campos desportivos artificiais, combustivel para fornos de cimento, e também podem ser usados na construção de estruturas resistentes a inundações, construção de estradas, que requer manutenção menor e permite melhor drenagem com a possibilidade de reduzir o ruído do tráfego em ate 25%. As estradas emborrachadas já são populares aqui no Brasil, Alemanha, China e Espanha.
 
Infelizmente, em Sulaibiya, Kuwait existe uma realidade muito diferente de um processo bem elaborado de reaproveitamento de pneus. Há neste local, um aterro considerado como maior do mundo, que alcança mais de sete milhões de pneus com uma extensão de borracha tão grande que pode ser vista do espaço, segundo Green Savers. 

O depósito ilegal no Kuwait reflete uma realidade que contraria boas práticas: muitos paises que possuem leis rigidas a respeito de destinação correta de residuos, entenda-se EUA e Europa, possuem pessoas que burlam tais leis, pagando depósitos ilegais para se livrar dos mesmos. O local que recebe esses rejeitos acaba acumulando borrachas e borrachas tornando-o mais poluido do que o normal.

No entanto, a Grã-Bretanha favorece o processo de maneira positiva, recuperando, reutilizando e reciclando os pneus de seus carros e caminhões com uma prática sustentável constante. 

Já na Terra dos Tupiniquins, há o Conama, Conselho Nacional de Meio Ambiente que em 1999 constituiu a resolução que proíbe o descarte de pneus em rios e também de aterros sanitários, lagos, terrenos baldios. Os pneus usados passam a ser de responsabilidade de seus fabricantes que devem dar uma destinação correta ao produto; algo que não acontece com frequencia.

Estar alinhado com a lei é uma prática sustentável básica. Lembramos que em 2014, inicia a PNRS compartilhando responsabilidade sobre destinação correta de todos os tipos de resíduos, inclusive pneus.

Vamos ficar de olho!



Maior aterro do mundo é visto do espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário