segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

NRF Sustentável

Enquanto nossos video-blogs não ficam prontos, segue um resumo do que vimos sobre sustentabilidade na 102ª NRF:


NRF Sustentável

Mais um ano em NYC, na cidade que nunca dorme, para acompanhar as ultimas tendências do varejo, tanto na 102ª NRF, como ao vivo e a cores, em um dos varejos mais dinâmicos do mundo.

O resultado? Uma percepção clara: o tema sustentabilidade  que antes era levantado em palestras especificas, sendo discutido como uma tendência a se considerar,  passou a permear quase todas as discussões. Ou seja, deixou de ser tendência e passou a ser realidade. Transparência, responsabilidade sócio empresarial, manejo de resíduos, comércio justo, foram citações constantes e apresentadas como estratégia e não mais como tendência.

Claro que as ações apresentadas são ainda pontuais na maior parte dos casos, mas esta mudança sutil de como o assunto foi abordado deixou nossa equipe entusiasmada.

Na feira, que expõe predominantemente tecnologia para o varejo, ficou claro também como algumas empresas passaram a apresentar sustentabilidade como solução. Exemplo prático e simples, mas eficiente (como as soluções sustentáveis devem realmente ser) foi a impressora de pdv da NCR, que imprime o cupom fiscal frente e verso. O papel que permite esta tecnologia custa 25% mais caro, que o papel normal, mas a economia é de cerca de 45% no volume impresso, ou seja, uma economia real de aproximadamente 20%, na ponta do lápis.


Impressora Frente e Verso NCR


Simulações de sistemas integrados para gestão de lojas, que incluem a eficiência energética, como a apresentada pela Microsoft, permite controle de sistemas de iluminação e ar condicionado de acordo com a "usabilidade" da loja. Economia real para o bolso do varejista! 



Foto painel de Controle Simulado Microsoft 


Além do tema permear os grandes players do varejo mundial, que se apresentaram nos quatro dias do evento, o ultimo dia trouxe uma surpresa mais do que bem vinda: um quadro com startups do varejo (on-line ou off-line), mostrando empresários que pensam realmente "fora da caixa" e começaram seus negócios, estruturando em sua estratégia de negócios valores reais de responsabilidade sócio empresarial e sustentabilidade. Deixando o terno e o sapato social de lado (coisa incomum de ser ver em um evento do porte da NRF), estes jovens empresários mostraram que mudar é possível, lucrativo e divertido. 

Neil Blumenthal, co-fundador da Warby Parker foi um deles. Esta empresa fundada entre amigos, que segue a contramão de muitas redes, começou on line e agora está se estabelecendo em pontos físicos. A proposta? Vender óculos com o preço justo. E mais, oferecer um óculos doado para pessoas necessitadas ao redor do mundo para cada par vendido. Um case que vale a pena conhecer.

Foto Warby Parker – Ponto de venda móvel

Nas ruas de NYC um pouco de tudo: desde uma Best Buy decadente no seu ponto de venda, com poucos produtos expostos e vendedores desanimados até redes expandindo prosperamente e estabelecendo seus negócios com DNA sustentável, como a Birdbath Bakery, talvez a operação de varejo mais sustentável da cidade.

Birdbath Bakery, nova loja em NYC com foco em sustentabilidade

Mais um ano, saímos de NYC com muita história para contar e muitas lições para por em prática. 2013 promete!


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