NRF Sustentável
Mais um ano em
NYC, na cidade que nunca dorme, para acompanhar as ultimas tendências do
varejo, tanto na 102ª NRF, como ao vivo e a cores, em um dos varejos mais
dinâmicos do mundo.
O resultado?
Uma percepção clara: o tema sustentabilidade que antes era levantado em
palestras especificas, sendo discutido como uma tendência a se considerar,
passou a permear quase todas as discussões. Ou seja, deixou de ser
tendência e passou a ser realidade. Transparência, responsabilidade sócio
empresarial, manejo de resíduos, comércio justo, foram citações constantes e
apresentadas como estratégia e não mais como tendência.
Claro que as
ações apresentadas são ainda pontuais na maior parte dos casos, mas esta
mudança sutil de como o assunto foi abordado deixou nossa equipe entusiasmada.
Impressora Frente e Verso NCR
Simulações de
sistemas integrados para gestão de lojas, que incluem a eficiência energética,
como a apresentada pela Microsoft, permite controle de sistemas de iluminação e
ar condicionado de acordo com a "usabilidade" da loja. Economia real
para o bolso do varejista!
Foto painel de
Controle Simulado Microsoft
Além do tema
permear os grandes players do varejo mundial, que se apresentaram nos quatro
dias do evento, o ultimo dia trouxe uma surpresa mais do que bem vinda: um
quadro com startups do varejo (on-line ou off-line), mostrando empresários que
pensam realmente "fora da caixa" e começaram seus negócios,
estruturando em sua estratégia de negócios valores reais de responsabilidade
sócio empresarial e sustentabilidade. Deixando o terno e o sapato social de
lado (coisa incomum de ser ver em um evento do porte da NRF), estes jovens
empresários mostraram que mudar é possível, lucrativo e divertido.
Neil
Blumenthal, co-fundador da Warby Parker foi um deles. Esta empresa fundada
entre amigos, que segue a contramão de muitas redes, começou on line e
agora está se estabelecendo em pontos físicos. A proposta? Vender óculos com o
preço justo. E mais, oferecer um óculos doado para pessoas necessitadas ao
redor do mundo para cada par vendido. Um case que vale a pena conhecer.
Foto Warby
Parker – Ponto de venda móvel
Nas ruas de NYC
um pouco de tudo: desde uma Best Buy decadente no seu ponto de venda, com
poucos produtos expostos e vendedores desanimados até redes expandindo
prosperamente e estabelecendo seus negócios com DNA sustentável, como a
Birdbath Bakery, talvez a operação de varejo mais sustentável da cidade.
Birdbath
Bakery, nova loja em NYC com foco em sustentabilidade
Mais um ano,
saímos de NYC com muita história para contar e muitas lições para por em
prática. 2013 promete!
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